CASA – Veja como montar sua sala de Home Theater

Por Clayton Magrin na categoria Geral

Sala de Home Theater, para alguns é algo sem tanta necessidade, para outros um sonho. Ter uma sala exclusivamente para ver filmes pode ser realmente algo sem muita necessidade numa visão superficial, mas quando feito com alguns cuidados, mesmo não sendo uma sala profissional, é possível ter uma experiência fascinante em frente à TV.

Com poucos ajustes é possível ter a mesma emoção do cinema na sua sala de casa. Sistema de som ultramoderno, telas enormes e sofás confortáveis é a melhor forma de conseguir a melhor experiência em sua casa, porém, é possível fazer algo parecido sem tanto gasto.

Sua sala de cinema

Hoje em dia o recomendado para uma boa sala de cinema em casa é que sua sala seja muito silenciosa e que não fique na passagem das pessoas da sua casa. Outro ponts são as luzes, quanto menos luz tiver melhor, as luzes podem atrapalhar a imagem da sua TV.

O bom é que se tivesse uma sala só para isso, claro que isso não é fácil, então que pelo menos seja no local que fique isolado por algumas horas pelo menos. Acho que ninguém gosta de estar vendo um filme e alguém passa na frente ou acende à luz, correto?

O espaço deve ser de preferência quadrado, por um motivo simples, para que tenha uma boa distribuição das caixas de som. O som corresponde em 40% da interatividade do filme, sem um bom Home Theater você nunca poderá dizer que tem uma boa sala de cinema em casa.

Comprando a tv certa

Na hora de escolher a TV separe um bom valor, acredito que no mínimo para uma sala de cinema em casa o ideal é comprar uma TV de 42 polegadas, menor que isso não é recomendado mesmo. Mas tenha atenção no tamanho da sua TV em relação a sua sala.

Vale deixar claro que telas muito grandes se ficarem muito próximas causam incômodos aos olhos. Outro detalhe importante é a distância mínima entre você e a TV. Quando você fica muito próximo é possível notar as imperfeições nas imagens, então sem exageros.

Home-theater faz a diferença

Você já escolheu sua sala e sua TV, chegou a hora de montarmos o som do seu cinema, que é um grande diferencial. Normalmente as pessoas compram o Home Theater que tem nas lojas que vimos por aí, alguns são até muito bons, porém outros… Melhor nem falar.

Uma coisa que sempre vejo nas casas de amigos é maneira de posicionar as caixas de som, acredito que 70% dos casos que eu vi estão errados! Para ser mais específico, sempre é colocado as 5 caixas no Rack da sala ou estante sempre erradamente ao lado da TV.

São 5 caixas normalmente, se você não sabe cada uma tem o nome e uma função.

  • Caixa Central – Fica abaixo da TV, responsável pelo sons do diálogo dos filmes
  • Caixa Frontal – Por ela que sai a maioria dos sons do filme. Fica mais ao lados da TV
  • Caixas Traseira – O Som Surround é o que faz você “entrar” no filme. Fica atrás do sofá
  • Subwoofer – Aqui saem os graves, o impacto das explosões. Deixe ela no canto da Sala

Cada uma tem uma posição correta, mais isso necessita de mais detalhes para explicar a posição especifica de cada uma e isso é algo para outro post, mais basicamente é essa a distribuição a ser realizada na sua sala quando montar o seu Home Theater.

Sendo bem genérico, quando você posiciona suas caixas tendo essa visão, temos a grande a possibilidade de você perceber os efeitos 5.1 canais. Imagine uma cena de filmes de ação com os tiros saindo de todos os lados e você ouvindo tudo isso em sua volta na sua sala de cinema.

Essas são algumas dicas básicas sobre esse assunto e  não foi aprofundado os dados mais técnicos do assunto. Para outras informações mais aprofundadas sobre assunto, o bom é ler bastante e com isso ter maior sucesso na hora de fazer a sua sala de cinema caso você queira algo mais profissional.

Boa sorte na sua sala e bons filmes! Aproveitando, você já leu mais sobre as Tvs com a tecnologia 3D? Veja nessa postagem tudo o que você precisa saber sobre as TVs 3D.




Quem escreve...

Clayton Magrin

Desenvolvedor Web e fascinando por tecnologia.